O livro sete saberes fala muito sobre o erro e a ilusão e o conhecimento e o erro
mental.
É impressionante que a educação que visa transmitir conhecimentos seja cega quanto ao conhecimento humano,
seus dispositivos, enfermidades, dificuldades, tendências ao erro e à ilusão, e
não se preocupe em fazer conhecer o que é conhecer. O conhecimento se dá a
partir do outro conhecimento. Um conhecimento fragmentado de acordo as
disciplinas impede frequentemente de operar o vinculo entre outro conhecimento.
O ser humano é a um só tempo físico, biológico, psíquico, cultural, social,
histórico. Esta unidade complexa da natureza humana é totalmente desintegrada
na educação por meio das disciplinas, tendo-se tornado impossível aprender o
que significa ser humano.
A
compreensão é a um só tempo meio e fim da comunicação humana, entretanto, a educação
para a compreensão está ausente do ensino. A
educação deve conduzir à “antropo-ética”, levando em conta o caráter ternário
da condição humana, que é ser ao mesmo tempo indivíduo/sociedade/espécie.
Partindo disso, esboçam-se duas grandes
finalidades ética-política do novo milênio: estabelecer uma relação de controle
mútuo entre a sociedade e os indivíduos pela democracia e conceber a Humanidade
como comunidade planetária. A educação deve contribuir não somente para a
tomada de consciência de nossa Terra-Pátria, mas também permitir que esta
consciência se traduza em vontade de realizar a cidadania terrena.
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