27 de junho de 2013

Os sete saberes necessários á educação do futuro


O livro sete saberes fala muito sobre o erro e a ilusão e o conhecimento e o erro mental.
É impressionante que a educação que visa transmitir conhecimentos seja cega quanto ao  conhecimento humano, seus dispositivos, enfermidades, dificuldades, tendências ao erro e à ilusão, e não se preocupe em fazer conhecer o que é conhecer. O conhecimento se dá a partir do outro conhecimento. Um conhecimento fragmentado de acordo as disciplinas impede frequentemente de operar o vinculo entre outro conhecimento. O ser humano é a um só tempo físico, biológico, psíquico, cultural, social, histórico. Esta unidade complexa da natureza humana é totalmente desintegrada na educação por meio das disciplinas, tendo-se tornado impossível aprender o que significa ser humano.

A compreensão é a um só tempo meio e fim da comunicação humana, entretanto, a educação para a compreensão está ausente do ensino. A educação deve conduzir à “antropo-ética”, levando em conta o caráter ternário da condição humana, que é ser ao mesmo tempo indivíduo/sociedade/espécie. Partindo disso, esboçam-se duas grandes finalidades ética-política do novo milênio: estabelecer uma relação de controle mútuo entre a sociedade e os indivíduos pela democracia e conceber a Humanidade como comunidade planetária. A educação deve contribuir não somente para a tomada de consciência de nossa Terra-Pátria, mas também permitir que esta consciência se traduza em vontade de realizar a cidadania terrena.

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